Uva branca mais plantada e consumida no mundo – uma rápida pesquisa sobre a Chardonnay revela muito de sua popularidade. Presente em praticamente todos os terroirs possíveis, com preços e estilo variados, sozinha ou acompanhada, estamos diante de uma uva que tem seu lugar na janela do vagão da primeira classe do mundo do vinho. Portanto, poucos assuntos seriam melhores para o primeiro texto do novíssimo blog da MMV Importadora!
Sim, a MMV agora tem um blog – aqui teremos novidades e informações sobre os nossos produtos e produtores, mas também muita coisa relacionada ao vinho em geral – e adivinha quem é que está escrevendo?? Sim, sou eu, Sidney Magal, ou melhor, Jonas Martins =)
Voltando a Chardonnay, não foi uma escolha à toa. O mundo do vinho, como todos sabem, é vasto, rico, variado, e nos brinda com milhões de sabores e aromas que encantam do mais preparado até o mais desprevenido degustador. Eu, nos meus primórdios, amava um Riesling. Acho que ainda é a uva do Sommelier, mas creio que do Sommelier mais jovem, afinal de contas aquela acidez toda demanda uma língua menos cansada e dentes com raízes mais fortes. Já não dá pra mim. Amo os tintos da Espanha – Ribera del Duero, Rioja, Toro, oh coisa boa! Mas não é todo dia que dá pra encarar um tintão de respeito. E é aí que a Chardonnay brilha!
Voltando aos meus primórdios, eu gostava de dizer que Chardonnay era careta. Afinal de contas, com tanta uva por aí, porque os produtores insistiam sempre na mesma uva branca? Mas eles estavam certos o tempo todo, e eu estava errado. A Chardonnay é sim a ultima bolacha do pacote. Que uva completa! Sozinha ela é cítrica, com frutas que vão de abacaxi a maracujá dependendo do clima, às vezes mineral se o solo ajudar. Mas é passando pelo carvalho, que na minha opinião, temos a grande uva do mundo do vinho. Chardonnay barricado pra mim é o vinho que eu beberia todo dia! A madeira, e também a fermentação maloláctica, elevam o nível e complexidade dos aromas, dão mais estrutura em boca e trazem harmonia. Se vai harmonizar com um peixe e cogumelos, o Chardonnay barricado está lá; se a escolha for uma lasanha a bolonhesa, ele sobe pra acompanhar; se a ocasião é churrasco de costela com maionese de batatas, ele aguenta e melhora; não vai ter erro, nem se você pensou que quer um vinho pra acompanhar aquele pudim de sobremesa só agora no final da festa, ele vai te acompanhar do início ao fim. E sozinho ele é completo. Gosto de vinho independente, desses que não precisam de comida.
Por gostar tanto da uva – e realmente acreditar que em muitas das oportunidades esta é a melhor escolha que você pode ter – a Chardonnay é uma das uvas mais presentes no portfólio atual da MMV Importadora com 11 exemplares entre varietais e cortes. Deixo aqui cinco opções para você levar pra sua casa: